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28/04/2013

Lagoa(Laguna)dos Patos


A Lagoa dos Patos é uma laguna localizada no estado brasileiro do Rio Grande do Sul, sendo a maior laguna do Brasil e a segunda maior de toda a América Latina (perde apenas para o Lago de Maracaibo, na Venezuela).
Tem 265 quilômetros de comprimento, 60 quilômetros de largura (na sua quota máxima), 7 metros de profundidade (na sua quota máxima), e uma superfície de 10 144 km², estendendo-se na direção nor-nordeste-sul-sudoeste, paralelamente ao Oceano Atlântico.
História
O nome estaria ligado às tribos de índios que habitavam a região do Rio Grande do Sul, conhecidos como "patos". Outra versão conta que a origem do nome desta laguna teria ocorrido em 1554, quando viajavam para a região do Prata algumas embarcações espanholas, que, acossadas por um temporal, viram-se na contingência de procurar abrigo na barra do Rio Grande. Aí deixaram fugir alguns patos que traziam a bordo e de tal modo se deram bem as aves com o lugar, que se reproduziram assombrosamente, chegando a coalhar a superfície das águas da laguna, dando-lhe o nome, fato que não encontra corroboração em registros históricos


avaliações de História

turma                                           data
53                 29 de abril
54                 29 de abril
52                 02 de maio
51                 30 de abril

21/04/2013

Turma 52 no Museu do Bilac e na sala digital










turma 52 utilizando a sala digital para acessar estye blog onde constam os vídeos que tratam sobre as deficiências. O uso  diferenciado de metodologias e  tecnologias torna o aluno mais capacitado para  lidar com o conhecimento.

19/04/2013

Tuma da monica - AUTISMO - CONSCIENTIZAÇÃO - VIDEO DA TURMA DA MÔNICA

Na minha escola todo mundo é igual

VÍDEO QUE FALA SOBRE AS DIFERENÇAS

FINALIDADE- conscientizar nossos alunos dos Quintos anos sobre as diferenças existentes entre colegas e a importância de respeitá-las
Mostrar que temos alunos com deficiências e que estão na escola em igualdade de condições  para aprender, porém precisam do espirito de coleguismo, solidariedade para progredirem na  sua vida escolar.

RIO GRANDE DO SUL



MUNCICÍPIO DE SANTA MARIA

SANTA MARIA

Distrito criado com a denominação de Santa Maria da Boca do Monte, pela lei provincial nº 6, de 17 de novembro de 1837[2], portanto, ainda pertencente ao município deCachoeira do Sul. Mais tarde, já como sede do município de Santa Maria deu origem, por desmembramento, a vários outros distritos, sendo que alguns deles vieram mais tarde a se tornar municípios, como é o caso de Itaara.
distrito da Sede contém o marco zero do Município de Santa Maria e teve sua origem onde hoje é o Bairro Centro.
Segundo Cirilo Costa Beber (1998), a cidade de Santa Maria teve sua origem com a montagem de um acampamento destinado a abrigar o pessoal (civil e militar) da Segunda Divisão de Demarcação e Divisas. Na ocasião, muitos ranchos foram construídos ao longo de uma pequena picada, que a partir de 1801, com a extinção da Subcomissão de Demarcação, passaria a ser denominada Rua São Paulo, a qual se tornaria a atual Rua do Acampamento.
A denominação inicial deu-se porque nela residiam muitas familias paulistas.
Outras pessoas afirmam que Santa Maria surge de um conto entre o amor da India Imembuí ("A Salva das Águas"), que se apaixona por Morotim, integrante de um posto indígena chamado "Guarda de Santa Maria".
DISTRITOS

11/04/2013


ORIENTAÇÃO

A necessidade de localizar-se e orientar-se no espaço geográfico é de grande relevância para o homem e suas atividades em diferentes períodos da humanidade. Todos os meios de orientação, desde a utilização de astros e estrelas até o GPS (Sistema de Posicionamento Global), contribuíram com as navegações em busca de novas terras, com as rotas comerciais, guerras e muitas outras aplicações.

Existem diversas formas de orientação, uma delas é a dos pontos cardeais. Pontos cardeais correspondem aos pontos básicos para determinar as direções, são concebidos a partir da posição na qual o sol se encontra durante o dia. Os quatro pontos que direcionam para as direções mais importantes e abrangentes são: Norte (sigla N), denominado também de setentrional ou boreal; Sul (S), chamado igualmente de meridional ou austral; Oeste (O ou W), conhecido também como ocidente; e Leste (E), intitulado de oriente. 

Para estabelecer uma localização mais precisa são usados os pontos que se encontram no meio dos pontos cardeais. Esses pontos intermediários são denominados de pontos colaterais, Sudeste (entre sul e leste e sigla - SE), Nordeste (entre norte e leste - NE), Noroeste (entre norte e oeste - NO) e Sudoeste (entre sul e oeste 
- SO).
GPS

BÚSSOLA

lei que rege a Educação


 LEI DE DIRETRIZES E BASES QUE REGEM A EDUCAÇÃO
9394/96
DOS PRINCÍPIOS E FINS DA EDUCAÇÃO

Art. 2º- A educação dever da família e do estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade  o pleno desenvolvimento do 

educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
Art. 21 a Educação básica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.
·         Art. 26-A.  Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena. (Redação dada pela Lei nº 11.645, de 2008).
·         § 1o  O conteúdo programático a que se refere este artigo incluirá diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira, a partir desses dois grupos étnicos, tais como o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, a cultura negra e indígena brasileira e o negro e o índio na formação da sociedade nacional, resgatando as suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil. (Redação dada pela Lei nº 11.645, de 2008).
·         §2o  Os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística e de literatura e história brasileiras. (Redação dada pela Lei nº 11.645, de 2008). Art.32- o ensino fundamental obrigatório comum duração de 9 anos, gratuito na escola pública, iniciando-se os 6 anos de idade terá por objetivo a formação básica do cidadão  mediante :(lei 11274 de 2006)

·         Art. 32. O ensino fundamental obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos 6 (seis) anos de idade, terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante: (Redação dada pela Lei nº 11.274, de 2006)
·         O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo
·         A compreensão do ambiente natural e social e dos valores em que se sustenta a sociedade
·         O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores
·         O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.
·         § 5o  O currículo do ensino fundamental incluirá, obrigatoriamente, conteúdo que trate dos direitos das crianças e dos adolescentes, tendo como diretriz a Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990, que institui o Estatuto da Criança e do Adolescente, observada a produção e distribuição de material didático adequado. (Incluído pela Lei nº 11.525, de 2007).

09/04/2013

IEEOBILAC

 vídeo explicativo sobre os nomes do Instituto de Educação Olavo Bilac clique no link abaixo e assita
http://www.youtube.com/watch?v=zHfeB-UxGis

turma 51 visita o Acervo Histórico




 Os alunos devem fazer o relatório da visitação para isso realizaram anotações






07/04/2013

HORÁRIO EM VIGOR A/C DO DIA 05/04,

NAS TURMAS 51 E 52 OCORRERAM MUDANÇAS DEVIDO A EDUCAÇÃO FSICA QUE TERÁ UMA AULA NA QUINTA-FEIRA E OUTRA NA SEXTA-FEIRA. NAS DEMAIS TURMAS NÃO HOUVE MUDANÇAS .

livro de Geografia

 PARA VER MELHOR A IMAGEM CLICAR SOBRE A IMAGEM
 A partir desta semana   08/04 o livro de Geografia passará  a ser obrigatório em todas às aulas. O aluno deverá conferir o horário e levá-lo sempre.
Este livro  ficará com o aluno e no final do ano será devolvido , pois  será usado por mais 2 anos ,

conteúdos 5º ano

No ano de 2013 os professores de 4º ao 8º ano estiveram reunidos para reestruturar os planos de estudos.
Os planos de estudos mostram os conteúdos a serem trabalhados em sequência dos anos iniciais (1º ao 5º ano)aos anos Finais(6º ao 9º ano)
os conteúdos que serão trabalhados no 5º ano em História e Geografia  serão:


HISTÓRIA
Conceito de História, Importância
Linha do tempo
Tempo cronológico e tempo histórico
Fato histórico
Fontes históricas
Divisão da História-noção
As navegações/ Tratado de Tordesilhas
Chegada dos portugueses ao Brasil
Formação do povo brasileiro
Tratado de Madri-
Formação dos Sete Povos
Guerra Guaranítica
Revolução Farroupilha
Rio Grande do Sul atual
Valorização da cultura afro e indígena Lei 10639/03; 11645/08 Lei 9394/96 art 26  art 1º
Os indígenas no Brasil atual O conflito entre indígenas e não indígenas 
Línguas indígenas no RS
Festas e rituais, mitos, arte, educação e moradia indígenas.
Os indígenas no Brasil  atual e no RS Os afrodescendentes na história do Brasil
Os quilombos  do RS
A condição dos descendentes de africanos no Brasil atual e especialmente no RS
Igualdade, Racismo e Preconceito.
A música afro-brasileira
A capoeira
A religião afro-brasileira






Geografia
Lugar e paisagem
Noções de tempo espaço
Noções de orientação
Coordenadas Geográficas: paralelos , meridianos
Universo
Planeta Terra: Principais movimentos   e suas consequências
Localização geográfica
Localizando o  Rio Grande do Sul, no país, América, mundo
Planisfério- continentes
Aspectos Geográficos do RS:  população , relevo, clima e vegetação
Economia do RS: atualmente indústria, comércio

AVALIAÇÃO SEGUNDO REGIMENTO DO IEEOB 09 ANOS


3.3 ENSINO FUNDAMENTAL DE 09 ANOS
O Ensino Fundamental de acordo com a Lei Federal 11.274/06 passa a ter a duração
de nove anos, com matrícula obrigatória aos seis anos de idade. A ampliação do Ensino
Fundamental para nove anos alterou a organização do Ensino Fundamental que passa a
adotar a seguinte nomenclatura: cinco anos de duração para os anos iniciais na faixa etária
dos seis aos dez anos de idade, e quatro anos de duração para os anos finais, na faixa etária de
onze a quatorze anos de idade. O Ensino Fundamental tem por finalidade oportunizar o desenvolvimento de competências e habilidades tendo em vista a construção do conhecimento, a ressignificação de hábitos, atitudes éticas e valores, o fortalecimento dos
vínculos com as famílias, a valorização da alteridade e solidariedade humana visando à formação para o exercício da cidadania no contexto do século XXI, a partir do desenvolvimento dos pilares educacionais defendidos pela UNESCO.

3.3.1 Anos Iniciais
Os anos iniciais do Ensino Fundamental têm por objetivo criar uma estrutura de
conhecimento que permita aos alunos utilizar códigos e linguagens para melhor comunicar-se
e compreender o mundo em que vivem, percebendo-se como integrantes do contexto sóciocultural
local e global. Visa ainda, propiciar ambiente pedagógico fundamentado na educação
lúdica necessária ao início da alfabetização a partir da 1ª série. Por anos iniciais leia-se: 1ª à 5ª
séries.

6.1 ANOS INICIAIS
AVALIAÇÃO 
Nos anos iniciais, a avaliação da aprendizagem é proporcionada ao longo do trimestre,
diariamente, através de trabalhos e outra atividades avaliativas realizadas. Ao final deste, oprofessor registra em ficha própria, as impressões sobre as aprendizagens/construções de cada
aluno, conforme critérios elaborados pelos mesmos. Além do conhecimento construído,
registra-se também em Parecer Descritivo o desenvolvimento do aluno quanto a sua
socialização e organização escolar.
Na quinta série o parecer é expresso por área deconhecimento
. O parecer de Aprovação expressa que o aluno atingiu 60% dos objetivos propostos.

ATIVIDADE SOBRE O TEMPO CRONOLÓGICO


1-       Refletindo sobre o tempo cronológico
Poesia ;
Leia com atenção:
Olavo Bilac

                       O tempo

Sou o Tempo que passa, que passa,
Sem princípio, sem fim, sem medida!
Vou levando a Ventura e a Desgraça,
Vou levando as vaidades da Vida!

A correr, de segundo em segundo,
Vou formando os minutos que correm . . .
Formo as horas que passam no mundo,
Formo os anos que nascem e morrem.

Ninguém pode evitar os meus danos . . .
Vou correndo sereno e constante:
Desse modo, de cem em cem anos
Formo um século, e passo adiante.

Trabalhai, porque a vida é pequena,
E não há para o Tempo demoras!
Não gasteis os minutos sem pena!
Não façais pouco caso das horas!

2-      Procure no dicionário o significado das palavras destacadas( se estiver sem dicionário faça esta atividade em casa)

3-       Complete o quadro , escrevendo o tempo correspondente:

Ex: 1minuto- 60 segundo
1 hora
Uma semana
Um mês 
Um ano
Uma década
Um século
60 minutos
-----------
-----------
---------
----------
------------
http://www.slideboom.com/presentations/179229/As-cores-da-amizade
BASTA CLICAR EM CIMA E IR PASSANDO COM A FLECHINHAS DO COMPUTADOR

CUIDADOS PARA EVITAR GRIPE A


Algumas medidas de prevenção: GRIPE A
        Uma ação fundamental para diminuir a circulação dos vírus da gripe é a adoção de hábitos simples. Confira:
  • - Higienizar as mãos com frequência;
  • - Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
  • - Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
  • - Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
  • - Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
  • - Não partilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal;
  • - Ventilar os ambientes.
  •  

03/04/2013

Comunicações aos pais


 SENHORES PAIS dos 5ºs anos   
LEIAM COM ATENÇÃO
A educação   é um direito da criança  e  um dever da família e da escola.Para que haja sucesso faz-se necessário a união de esforços. A criança precisa assumir responsabilidades com sua vida escolar e para isso torna-se obrigatório:
  • a)     Ter e trazer sempre o material escolar(cadernos  conforme o horário ),canetas , lápis, borracha, tesoura, cola, lápis de cor...
  • a.        Fazer as tarefas e trazer nos horários correspondentes, ( a  tarefa pode ser  um simples bilhete  para assinar que envio no caderno de Geografia ou História) pois  fazem parte dos meus critérios avaliativos  de aprendizagem

Apresentar o material necessário à aula;
os trabalhos de casa e outras tarefas propostas;
responsabilidade com sua vida escolar
;Cumprir as regras  da escola que foram enviadas para casa;
Ser solidário)
ü  Não realizo atendimento a pais no horário de aula. Solicito que agendem para às quarta- feiras  após às 10:30 através de bilhetes para mim ou junto a vice-direção

ü  Para que a família possa utilizar as redes de relacionamento  com uma finalidade pedagógica  criei um página no facebook(Bilac Alunos)visto que a maioria dos alunos o possuem . Como uma necessidade da legislação sobre uso da  imagem é imprescindível os pais assinarem autorização abaixo para que possam ser publicadas fotos ou vídeos realizados pela escola  na rede(internet)Atenciosamente Professora Marlete Andrade
ü  Ciente- Ass, pais --------------------------------------------
Autorização 2013

Autorizo  o uso de imagem do meu filho(a) ------------------------------------------------------------------------------------,

 Da  turma------------------, do Instituto E.  de  Educação Olavo Bilac, com finalidade pedagógica  da Escola.

Nome  e assinatura dos pais ou responsáveis:-----------------------------------------------------------------------------------