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07/04/2013

AVALIAÇÃO SEGUNDO REGIMENTO DO IEEOB 09 ANOS


3.3 ENSINO FUNDAMENTAL DE 09 ANOS
O Ensino Fundamental de acordo com a Lei Federal 11.274/06 passa a ter a duração
de nove anos, com matrícula obrigatória aos seis anos de idade. A ampliação do Ensino
Fundamental para nove anos alterou a organização do Ensino Fundamental que passa a
adotar a seguinte nomenclatura: cinco anos de duração para os anos iniciais na faixa etária
dos seis aos dez anos de idade, e quatro anos de duração para os anos finais, na faixa etária de
onze a quatorze anos de idade. O Ensino Fundamental tem por finalidade oportunizar o desenvolvimento de competências e habilidades tendo em vista a construção do conhecimento, a ressignificação de hábitos, atitudes éticas e valores, o fortalecimento dos
vínculos com as famílias, a valorização da alteridade e solidariedade humana visando à formação para o exercício da cidadania no contexto do século XXI, a partir do desenvolvimento dos pilares educacionais defendidos pela UNESCO.

3.3.1 Anos Iniciais
Os anos iniciais do Ensino Fundamental têm por objetivo criar uma estrutura de
conhecimento que permita aos alunos utilizar códigos e linguagens para melhor comunicar-se
e compreender o mundo em que vivem, percebendo-se como integrantes do contexto sóciocultural
local e global. Visa ainda, propiciar ambiente pedagógico fundamentado na educação
lúdica necessária ao início da alfabetização a partir da 1ª série. Por anos iniciais leia-se: 1ª à 5ª
séries.

6.1 ANOS INICIAIS
AVALIAÇÃO 
Nos anos iniciais, a avaliação da aprendizagem é proporcionada ao longo do trimestre,
diariamente, através de trabalhos e outra atividades avaliativas realizadas. Ao final deste, oprofessor registra em ficha própria, as impressões sobre as aprendizagens/construções de cada
aluno, conforme critérios elaborados pelos mesmos. Além do conhecimento construído,
registra-se também em Parecer Descritivo o desenvolvimento do aluno quanto a sua
socialização e organização escolar.
Na quinta série o parecer é expresso por área deconhecimento
. O parecer de Aprovação expressa que o aluno atingiu 60% dos objetivos propostos.